quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sistema silvopastoril


O QUE É: Sistema de produção pecuária que consiste da combinação intencional de árvores, pastagens e gado numa mesma área e ao mesmo tempo, e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área.

OBJETIVO: possibilita intensificar a produção pecuária, pelo manejo integrado dos recursos naturais, evitando sua degradação.

COMO FUNCIONA:
Um levantamento de dados feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostra que em 14 países 60% das propriedades rurais praticam pecuária em seus terrenos e que ela serve de fonte de subsistência para cerca de 1 bilhão de pessoas.

Atualmente, o setor é um dos que mais cresce na agropecuária e tem um enorme potencial para reduzir a pobreza. Para que esse crescimento continue a ocorrer no longo prazo, é necessário criar sistemas sustentáveis nos quais a pecuária conviva e cresça em harmonia com o ambiente, como na pecuária agroflorestal que combina o cultivo de pastagens com árvores e arbustos.

Chamado de sistema silvipastoril, ele arboriza de forma adequada as pastagens melhorando a qualidade e a produtividade de todos os componentes do sistema: animal, solo e pastagem, madeira, lenha, frutos, sementes, resinas, além de aumentar o sequestro de carbono e a biodiversidade.

De acordo com o documento produzido pela EMBRAPA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a presença de árvores no sistema contribui, por exemplo, para a regulação da temperatura do ar, diminuindo a variação dela e consequentemente tornando o ambiente mais estável.

Um ambiente com menos variação de temperatura beneficia também os animais domésticos, melhorando o conforto térmico deles e produzindo reflexos positivos sobre sua produtividade e reprodução.

Uma avaliação do desempenho de animais e de pastagens com eucaliptos e grevíleas no Sudeste do Brasil mostrou uma melhoria da qualidade da pastagem sombreada e também um ganho de peso dos animais. No caso do Paraná, onde há geada, o sistema silvipastoril contribuiu também para reduzir os danos provocados por elas.

TEXTO EM: http://sustainagro.org/blog/cases/sistemas-silvipastoris/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.